domingo, 4 de setembro de 2011

Breve história de um vencedor


Igor Ribeiro, 18 anos, estuda Letras–Alemão na Unisinos. Gosta de atuar, conversar, ler e estudar. É uma pessoa comum, como qualquer outra. Mas o seu passado foi marcado por agressões: Igor era vítima de bullying.
Desde pequeno, Igor sofria com agressões vindas de colegas de classe. Sempre dedicado, se destacava nas aulas e acreditava que o motivo de ser atacado, era esse. “Desde pequeno eu sofro com o bullying, pelo fato de eu ter uma maneira diferente de pensar sobre as coisas”, disse.
O tempo passou, e muitas coisas mudaram em sua vida. Porém, as agressões continuaram o acompanhando. No ensino médio, Igor conseguiu uma bolsa em uma escola particular, e foi lá que elas se tornaram mais frequentes e graves. Ele era exposto a várias situações constrangedoras: era trancado dentro do banheiro, pendurado de cabeça para baixo em lugares altos e empurrado na saída da escola. A partir daí, o jovem começou a se isolar, pois o medo de sofrer agressões físicas e morais era grande.
Igor era uma pessoa simples e humilde, ele não entendia porque sofria tantas agressões. Tudo o que ele mais queria, era ter alguém para conversar.
“Eu nunca entendi porque as pessoas sempre tentaram me rebaixar, me fazer sentir sozinho e sem ninguém. Nunca entendi por que elas não gostavam de fazer trabalhos comigo, eu sempre sobrava. Será que é por que sou feio? Será que eu sou um idiota? Será que me visto mal?” 
Essas dúvidas fizeram de Igor, uma pessoa deprimida e solitária. Sem autoestima, sua vida entrou em colapso. Ao se olhar no espelho, ele se sentia feio, achava que nunca encontraria alguém que gostasse dele. Chegou até pensar em desistir da bolsa de estudos. As agressões fizeram ele se sentir fraco e desamparado.
Igor em uma de suas apresentações de teatro

Mas, ele não se rendeu. No fundo, sabia que se aceitasse essa situação, estaria também aceitando a derrota. Ele estava ciente de que as agressões iriam continuar, mas que sua felicidade só dependia dele mesmo. A partir daí, a situação começou a mudar: Igor começou a confiar em si mesmo. Apesar dos insultos, buscava sempre as próprias qualidades e não deixava que nada o abatesse.
 “Mesmo que todos me chamassem de feio, ridículo, idiota, eu me chamava de bonito, humilde, bom, virtuoso, honesto. Comecei a me valorizar e a perceber que a vida era muito mais do que aquelas pessoas, e que elas não passavam de pessoas inseguras, se escondendo atrás da riqueza e das aparências.”
Igor iniciou uma nova fase da vida; se dedicou mais aos estudos e foi aprovado em primeiro lugar na Unisinos, onde conseguiu uma bolsa de estudos. Além disso, também foi vencedor de um concurso de leitura em alemão, idioma pelo qual é apaixonado. Ele é prova viva de esperança e superação. Igor nos deixa uma lição valiosa: de que vale a pena lutar pela felicidade e que nunca é tarde para recomeçar a viver.
“Essas vitórias foram uma superação pra mim, e serviram para mostrar aos meus agressores que eu nunca vou desistir de mim. Eles que façam o que quiserem, a minha vida tem valor e eu vou lutar pelos meus sonhos. Agora, começo uma nova etapa em minha vida, uma etapa cheia de vitórias e sucesso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário